[Índice da seção]

     TEATRO SETE DE ABRIL: CONTROVÉRSIA
     12/04/2011
     Expedito Paulo Silveira

     Em Zero Hora de 28/01/2011 na seção Almanaque Gaúcho, coluna Túnel do Tempo, nas férias do jornalista titular, o interino de plantão tece considerações sobre os mais antigos teatros do Rio Grande do Sul, sob o título “No jogo de cena da História”.

      O artigo inicia assim: “Em tempos de Porto Verão Alegre, todas as salas de espetáculos da Capital estão sendo usadas em período integral. Mas, embora tenha o Theatro São Pedro, o mais famoso do Estado, Porto Alegre não abriga o mais antigo. Esta honra cabe a Rio Grande. O Theatro Sete de Abril foi o primeiro construído no Rio Grande do Sul e é um dos mais antigos em funcionamento no Brasil. O nome é em homenagem à data em que Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de Pedro II. Foi inaugurado em 2 de dezembro de 1833, dia do aniversário de Dom Pedro II, ficando assim duplamente ligado à figura do imperador. Em 1972, foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional.” Mais adiante informa que o segundo mais antigo do Estado é o Teatro União em Triunfo, fundado em 1848 e restaurado em 2004. Na capital, o Teatro São Pedro foi inaugurado em 27 de junho de 1858.
      Tendo em vista que no citado jogo de cena o Sete de Abril foi parar na cidade de Rio Grande, tornou-se prudente conferir as demais informações sobre o teatro pelotense. Tarefa, que a princípio parecia fácil, se tornou demorada na confusão de datas e eventos procurados e confrontados, a partir dos dados disponíveis de maior acessibilidade na Internet e no prédio do teatro.

      Na origem do teatro, quatro eventos distintos são citados pelas fontes: a fundação da entidade teatral, o início da obra, a conclusão da obra e a inauguração do teatro. Muitas vezes, nota-se certa impropriedade quando usam os termos fundação e inauguração indistintamente, ou confundem início de obra com início de atividades. Neste enredo entram as datas nas mais exóticas combinações.
      Primeiramente, vejamos o que nos conta o prédio do teatro.
      Na parte alta da fachada está inscrito: “1834 = THEATRO SETE DE ABRIL = 1916”. Como era costume dos construtores, as datas inscritas nas fachadas se referiam ao ano de conclusão de obra. Neste caso, 1834 conclusão da obra do teatro e 1916 conclusão da grande reforma do prédio com nova fachada.
      Na parte baixa da fachada há duas placas de bronze comemorativas.
Uma diz: “1831 – 1971 - Por ocasião da passagem dos 140 anos de atividades do Teatro Sete de Abril, rendemos homenagem aos seus preclaros fundadores.”

     A outra reza: “TEATRO SETE DE ABRIL - Um dos mais antigos do Brasil – Representa 150 anos da História Cultural e Artística de Pelotas. - Projeto Pró-Memória Gaúcha – 1983”.
     Portanto, pela primeira placa, as atividades do teatro iniciaram em 1831 e, pela segunda, a sua história começou em 1833. Então, a sua inauguração teria acontecido antes de sua fundação, o que não é plausível.
      Criada a dúvida, fundamentada nas placas da fachada do teatro, recorremos ao moderno guru virtual da Internet em busca de novos dados esclarecedores. Como sabem os internautas mais experientes, a consulta a partir dos sites de busca, num primeiro momento, aumenta o conflito entre dados discordantes, incompletos, imprecisos ou errados. Só para ilustrar o entrevero, num site ligado a uma das universidades locais há uma foto da fachada do teatro com a seguinte legenda: “Teatro Sete de Setembro – 1833”.
      Para fugir da confusão, tomamos como paradigmas apenas os sites oficiais do teatro e da prefeitura municipal.
      O site do teatro no menu “Theatro/História/História do Theatro” informa e esclarece:
     O teatro foi fundado pela Sociedade Scenica Theatro Sete de Abril que passou a realizar seus espetáculos num galpão improvisado na Rua Anchieta esquina Major Cícero. A construção do teatro em frente à Praça começou em 1831 e terminou em 1834. Apesar disto, o início das atividades cênicas se deu com a inauguração do teatro em 2/12/1833, dia do aniversário de D.Pedro II, antes do término da obra. Em 1916 ocorreu uma reforma radical do prédio que transformou totalmente a sua fachada. Em 1972 foi tombado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em 1979 foi municipalizado. Quanto à data de constituição da Sociedade Scenica Theatro Sete de Abril, que seria a data de fundação do teatro, nenhum dado foi encontrado em nossa rápida pesquisa na Internet.
     Mas, quando parecia que tudo estava devidamente explicado, eis que no site da Prefeitura Municipal as páginas que tratam do Teatro Sete de Abril indicam como data da construção o ano 1831 e o da municipalização 1978, informações diferentes das fornecidas pelo site do teatro municipal. Já sabemos que 1831 marca o início da construção, mas quando somente se indica como “ano da construção” é costume se referir ao término da obra. Quanto ao ano da municipalização esperamos que os sites oficiais do município uniformizem a informação, 1978 ou 1979?
      Finalmente, ficamos tranquilos quando verificamos que pelo menos todas as fontes pesquisadas na Internet localizaram o Teatro Sete de Abril em Pelotas, onde se encontra na Praça Coronel Pedro Osório, nº 160. De resto, esperamos que nos registros dos futuros aniversários do teatro fiquem claros os eventos comemorados e que os editores de sites revisem suas informações a respeito do nosso Sete de Abril.

Fontes:
     Disponível em: http://www.teatrosetedeabril.com.br/historico/historico.php. Acesso em: 08/04/2011
     Disponível em: http://www.pelotas.com.br/cidade_atracoes/pelotas_atracoes_sete.php. Acesso em: 08/04/2011
     Disponível em: http://www.pelotas.com.br/politica_desenv_economico/ste/atracoes_turisticas/pelotas_
cultural_teatro_sete_abril.php
. Acesso em: 08/04/2011.

          Para ilustração complementar do ótimo artigo, envio como colaboração foto antiga da fachada primitiva do Sete antes da reforma de 1916. O teatro estava ao lado do Hotel Brasil e tinha na fachada quatro colunas sobre o passeio.

Pedro Luís Monti Prietto – Engenheiro Civil
Pelotas / RS

Atenção: (*) indica preenchimento obrigatório!

Nome completo*:
(sem abreviar)
Profissão*:
Cidade*:    Estado*:
Email*:
(seu email NÃO será divulgado)
Comentário*:

 

   
[Índice da seção]
Webdesign e hospedagem por AMS Public